Rota Livre
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

3 participantes

Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por reimidas Qua Jan 20, 2021 8:53 pm

Exclamation Exclamation
Estou abrindo este tópico para tentar ajudar novos empreendedores,responderei todas suas dúvidas e tentarei dar os melhores conselhos possíveis. What a Face



reimidas
reimidas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/01/2021

madu, Arnon, Portuga_ancap e Ancapivara gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por Arnon Qua Jan 20, 2021 9:18 pm

Opa! Gostei d+!

Publica lá no tt
Arnon
Arnon

Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/01/2021

Portuga_ancap gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por Ancapivara Qua Jan 20, 2021 10:12 pm

Quais planilhas ter ? no momento só tenho uma para o caixa e outra para o estoque. E quanto do lucro da empresa eu devo retirar pra mim (tenho planos de expandir, então retiro só o necessário para pagar as dividas) ?
Ancapivara
Ancapivara

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/01/2021

reimidas e Portuga_ancap gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por reimidas Qua Jan 20, 2021 10:23 pm

Ancapivara escreveu:Quais planilhas ter ? no momento só tenho uma para o caixa e outra para o estoque. E quanto do lucro da empresa eu devo retirar pra mim (tenho planos de expandir, então retiro só o necessário para pagar as dividas)  ?  


Fala Ancapivara beleza?

Sobre planilhas, recomendo você ter um Dashboard.
Há muitos modelos na internet como também há vídeos gratuitos te ensinando a fazer um Dashboard. Você,no caso, pode fazer ele da forma que te ajude a administrar sua empresa.
Um dashboard é um painel visual que apresenta um conjunto informações: indicadores e suas métricas. Essas informações são de gestão empresarial.

Nesse caso esse recurso auxilia na tomada de decisões. Dashboards podem apresentar a saúde da empresa em uma única tela para o gestor ou compartilhados com toda a sua equipe.
Estoque, vendas, caixa, resultado de vendas por dia, depósito, despesas, gestão de equipe, tudo entra em um Dashboard.
No meu caso, até já separei colaboradores por personalidades depois que explodiu aquele conceito de INTJ sei lá o que kkk.

Sobre o que você pode tirar pra você.
Sabe o que é Pro-Labore? Pro-labore é uma locução em língua latina que significa "pelo trabalho". O aportuguesamento "pró-labore" é a remuneração do trabalho realizado por sócio, gerente ou profissional.

Defina quais são as atividades que você realiza na empresa;
Faça uma pesquisa para saber qual é a média de salário de um profissional que realize as mesmas atividades sua ;
Defina o valor do pró-labore baseado na média de salário do mercado -risos, mas é assim;

Os motivos para a importância do pró-labore são muitos, mas se eu pudesse resumir em uma resposta, seria: para não enganar sua empresa.

Quando os sócios não definem um pró-labore, a empresa é enganada pela “falta de custos” nos projetos em que eles participam, ou seja: se você trabalhou em um determinado projeto ou desempenhou qualquer papel dentro da empresa você também é um custo.

Imagine uma empresa que faça estruturas em concreto. Esta empresa tem dois sócios: o Luiz e o Alberto.

O Luiz apenas acompanha o negócio de longe, pois investe regularmente na empresa mas não trabalha nela. O Alberto, além de ser sócio, é também o engenheiro responsável por projetar as estruturas.

Apesar de trabalhar no projeto, o Alberto diz: “Eu não tenho salário. Faço retirada quando dá, quando não dá não recebo nada”.

Muito bem, já que o Alberto não tem salário, então, um orçamento de uma obra feita por esta empresa poderia ser parecido com este:

-----------------------------------------------------------------------------------
| Estruturas em Concreto Ltda. Orçamento nº 000078 |
| |
| |
| |
| Materia prima (concreto).............................................R$ 10.000,00 |
| |
| Profissionais de produção............................................R$ 5.000,00 |
| |
| Projetista (Engenheiro)..............................................R$ 0,00 |
| |
|___________________________________________________________________________________|
| Subtotal.............................................................R$ 15.000,00 |
| |
| Impostos.............................................................R$ 1.200,00 |
|___________________________________________________________________________________|
| |
| |
| Total do Projeto.................................................... R$ 16.200,00 |
| |
-----------------------------------------------------------------------------------

Para ter lucro com o projeto, Alberto coloca uma “gordura” em cada item. O esperado é que, se tudo correr bem, os custos estarão dentro do previsto.

Note que, neste orçamento, o projetista custará R$ 0,00, já que o Alberto não contabiliza o próprio salário.


A vida real
Depois de realizar o projeto e fazer a contabilidade dos custos do projeto, Alberto teve a seguinte informação:

-------------------------------------------------------------------------------------

Contabilidade dos custos do Projeto 000078

Custos
Matéria Prima..................................................R$ 8.997,50
Salário João (produção)........................................R$ 2000,00
Salário José (produção)........................................R$ 2000,00
Salário Alberto (projeto)......................................R$ 0,00

Despesas
Transporte.....................................................R$ 500,00
Despesas administrativas.......................................R$ 800,00
__________________________________________________________________________________
Subtotal: R$ 14.297,50
Impostos: R$ 1200,00
__________________________________________________________________________________
Custo total do projeto: R$ 15.497,50

-------------------------------------------------------------------------------------
Bem, se a Estruturas em Concreto Ltda cobrou R$16.200,00 e o total de custos foi R$15.497,50, então:

----------------------------------------
Valor do projeto: R$ 16.200,00
Custo total do projeto: - R$ 15.497,50
________________________________________
Resultado do projeto: R$ 702,50
----------------------------------------

R$ 702,50 é o lucro que sobrou para Alberto, certo?

Errado! Mesmo Alberto tendo trabalhado no projeto, este é o dinheiro que sobrou para a Estruturas em Concreto Ltda reinvestir na empresa e dividir entre os seus 2 sócios.

“Xiiii, mas aí não vai sobrar quase nada!“, você poderia dizer.
Pois é, não vai sobrar quase nada. Mas poderia ser pior.

m um cenário pessimista
Imagine se Alberto, o sócio, ficasse doente e a Estruturas em Concreto Ltda precisasse contratar às pressas um engenheiro projetista, com salário de mercado de R$ 5000,00.

-------------------------------------------------------------------------------------

Contabilidade dos custos do Projeto 000078

Custos
Matéria Prima..................................................R$ 8.997,50
Salário João (produção)........................................R$ 2000,00
Salário José (produção)........................................R$ 2000,00
Salário Engenheiro Freelancer (projeto)........................R$ 5.000,00

Despesas
Transporte.....................................................R$ 500,00
Despesas administrativas.......................................R$ 800,00
__________________________________________________________________________________
Subtotal: R$ 19.297,50
Impostos: R$ 1200,00
__________________________________________________________________________________
Custo total do projeto: R$ 21.497,50

-------------------------------------------------------------------------------------
Bem, se a Estruturas em Concreto Ltda cobrou R$16.200,00 e o total de custos foi R$21.497,50, então:

----------------------------------------
Valor do projeto: R$ 16.200,00
Custo total do projeto: - R$ 21.497,50
________________________________________
Resultado do projeto: - R$ 4.297,50

O resultado seria um prejuízo de R$ 4297,50 para o projeto e, se a empresa não tiver um fluxo de caixa saudável para arcar com isso, pode ser o princípio do fim .

Se a Estruturas em Concreto Ltda tivesse um pró-labore definido para o Alberto, este custo já estaria incluído no orçamento do projeto e essa eventualidade não traria problemas.

Considere pagar este valor todo mês, como um salário de outro funcionário qualquer.
O assunto é sério. Sem um pró-labore definido pode ser impossível saber os custos reais da empresa e consequentemente se ela teve lucro ou prejuízo.

Por isso,pare de se arriscar e defina um pró-labore agora!

Desculpa por essa pesquisa rápida que fiz pra te responder e ficou um pouco rasa, meio control c control v, mas espero ter ajudado Smile

reimidas
reimidas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/01/2021

Admin - Alucard, Portuga_ancap e Ancapivara gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por Ancapivara Qua Jan 20, 2021 10:41 pm

Cara muito obrigado! esclareceu bem minhas duvidas. No futuro te pago um jantar como forma de agradecimento O7
Ancapivara
Ancapivara

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/01/2021

Admin - Alucard, reimidas e Portuga_ancap gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por reimidas Qua Jan 20, 2021 10:43 pm

Ancapivara escreveu:Cara muito obrigado! esclareceu bem minhas duvidas. No futuro te pago um jantar como forma de agradecimento O7  

Que seja pra gente comemorar o lucro hahahahha
reimidas
reimidas

Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/01/2021

Portuga_ancap e Ancapivara gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por Arnon Qua Jan 20, 2021 11:34 pm

Bom d+
Arnon
Arnon

Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/01/2021

reimidas, Portuga_ancap e Ancapivara gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário Empty Re: Mentoria gratuita a novos empreendedores - ADM Libertário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos